• Início
  • Como economizar uma boa grana?
Como economizar uma boa grana?

Como economizar uma boa grana?

Você não sabe mais como economizar dinheiro? Você até tenta, mas todo final de mês é a mesma coisa: não sobra nada, não é mesmo?

Em qualquer época da vida, seja em tempos de bonança ou, principalmente, em tempos de crise, a grande maioria das pessoas sempre deseja saber como economizar dinheiro. Mas, essa não é uma tarefa muito fácil. Então, para auxiliar você a cumprir essa missão quase impossível, preparamos 4 dicas muito importantes para você economizar uma boa grana.

1.      TENHA O CONTROLE DAS DESPESAS ESSENCIAIS

O valor das despesas essenciais do mês deve ser menor que o salário que você recebe. Gastar menos do que você ganha é a regra que rege o equilíbrio financeiro. É algo que, a princípio, parece ser muito simples, mas, quando colocado em prática, percebemos que não é bem como imaginamos.

Você deve somar todas as despesas que você tem todo mês, como água, luz, supermercado, internet, telefone etc. Você deve incluir todos os gastos, como, por exemplo, entretenimento, saúde, academia etc. Saber, exatamente, para onde vai o dinheiro é o primeiro passo para diminuir os gastos mensais.

 

2.      CORTE OU REDUZA ITENS DISPENSÁVEIS

Para analisar em quais aspectos é possível economizar, liste todos os gastos em ordem de prioridade e elimine, sem pena, as despesas desnecessárias. Leve em consideração o que é investimento e o que não é. Por exemplo: a escola dos filhos deve estar na lista de investimentos. Já os gastos com saídas frequentes aos finais de semana, restaurantes e afins podem ser reduzidos.

Depois de tudo anotado você vai perceber quais gastos são realmente necessários e quais despesas estão de forma excessiva ou desnecessária. Essa é uma boa forma de começar a economizar hoje porque a ação é simples e pode ser adotada imediatamente.

 

3.      SEJA INTELIGENTE AO UTILIZAR O CARTÃO DE CRÉDITO

Devido à grande praticidade, o cartão de crédito é muito utilizado, mas por trás de tanta facilidade há, também, desvantagens. Você pode perder o controle das despesas pequenas. Para evitar que isso aconteça, comece a pagar pequenas despesas com dinheiro.

Quando for utilizar o cartão de crédito para compras maiores, esteja sempre certo de que terá o dinheiro para pagar integralmente as contas no vencimento da fatura do cartão.

 

4.      TROQUE DÍVIDAS CARAS POR OUTRAS BARATAS

No atual cenário brasileiro, onde vivenciamos uma época de crise energética, com a conta de luz lá em cima e um sistema de bandeiras tarifárias que parece estar longe de acabar, a melhor forma de economizar é reduzindo a sua conta de energia.

De todas as dicas deste post, esta é a mais importante. Você pode estar se perguntando: Como é possível reduzir a conta de energia se as taxas e impostos têm só aumentado ultimamente no Brasil? A resposta é bem simples: Sim, é possível!

Para acabar com esse problema de conta de luz altíssima, aposte na instalação de painéis solares. A busca por novas soluções energéticas é uma constante no atual momento de crise. Empresas, residências e, até mesmo, escolas têm optado pela utilização das placas fotovoltaicas a fim de gerar economia e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. A energia solar pode ser considerada uma fonte limpa e inesgotável, visto que capta a luz do sol e converte em energia elétrica.

Estima-se que, após a instalação do painel solar, gera-se uma economia de até 95% na sua conta de luz. Após algum tempo, que, em média, é de sete anos, o investimento acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos. É um grande investimento em longo prazo, visto que a vida útil de um painel gira em torno de 25 anos.

Gerar energia por meio de um painel solar é uma ótima opção no Brasil. O país é um dos que têm mais incidência de raios solares e isso faz com que uma grande quantidade de energia esteja disponível para ser captada.

 

Veja aqui como os paineis de energia solar podem reduzir até 95% o valor da sua conta de luz

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter